Torneios de LoL, campeonatos, melhores equipes e jogadores

League of Legends é um dos maiores títulos dos e-sports mundiais, seja pela sua grande legião de fãs, seja pela grandeza dos campeonatos oficiais organizados pela criadora do jogo, a Riot Games. Oficialmente são 15 campeonatos que a Riot Games organiza ao redor do mundo, sendo 13 regionais e 2 internacionais, neste artigo vamos falar sobre os principais e que tem maior expressão no cenário internacional, te passando detalhes sobre o formato que eles possuem e as equipes com mais títulos de cada campeonato.

Os campeonatos são do mais alto nível, com alta competitividade e com prêmios na casa dos milhões de dólares, o que faz com que os times se profissionalizem ainda mais, tendo que treinar muito para estar entre os melhores. Você consegue acompanhar todos esses campeonatos através do youtube ou nas plataformas digitais de streaming voltadas para jogos, e aqui no Brasil tem transmissão até nos canais de TV, o SporTV é um deles por exemplo.

Os 13 campeonatos regionais promovidos pela Riot Games são considerados como as competições domésticas, que são as disputas entre times do mesmo país, ou países vizinhos, essas competições funcionam como classificatórias para os 2 campeonatos internacionais, que dão grande visibilidade para os times que os disputam, os prêmios costumam ser estratosféricos, no Campeonato de League of Legend de 2020 que ocorreu em Xangai na China, a premiação para o campeão foi de incríveis 2,5 milhões de dólares.

As ligas regionais são divididas em 2 fases chamadas de splits, os campeões do primeiro split garantem vagas para o campeonato internacional Mid-Season Invitational (MSI), que funciona como um esquenta para o Mundial de LoL, já os vencedores do segundo split ficam garantidos no grande Campeonato Mundial de League of Legends (Worlds).

LoL World Championship

Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL)

Com premiações que chegam a 200 mil reais, o campeonato de LoL que ocorre no Brasil desde 2012 já sofreu diversas alterações e hoje é divida em 2 fases, na primeira fase todos jogam contra todos, em 2 partidas de ida e volta na modalidade MD1, quando os confrontos se encerram é feita a contagem de pontos, os 4 primeiros colocados vão para os playoffs, o lanterna é rebaixado para a divisão inferior, e o penúltimo lugar disputa com o segundo colocado da segunda divisão a permanência ou o acesso a divisão de elite.

Nos playoffs as 4 equipes se enfrentam no mata-mata na modalidade MD5 (melhor de 5), a equipe com mais títulos atualmente é a INTZ com 4 canecos. A audiência é tão grande que as finais costumam acontecer em estádios de futebol, atraindo um grande público.

League of Legends Championship Series (LCS)

A LCS é a liga dos Estados Unidos que ocorre desde 2013, destaca-se muito porque possui uma grande estrutura, tendo muitos parceiros publicitários que investem pesado na competição, em questão de organização é exemplo para as outras ligas regionais. Assim como o CBLoL, essa liga também é dividida em 2 etapas, mas a grande diferença é que funciona como se fosse uma franquia, os times tem que pagar para garantir a vaga na competição.

É o mesmo que já acontece com ligas de outros esportes nos EUA, e por esse motivo as 10 equipes que formam o torneio não são rebaixadas e também não existe acesso à primeira divisão através de uma segunda. A equipe mais vencedora da liga com 6 títulos é a Team SoloMid. A premiação gira em torno de 200 mil dólares.

League of Legends European Championship (LEC)

Esta liga tem o mesmo formato da LCS, tanto que o nome dela também era LCS e funcionava como uma parte da liga dos EUA, mas isso mudou em 2019 e a competição ganhou sua identidade própria. O torneio da Europa se iniciou em 2013 e hoje é uma das referências, tendo como seu maior campeão a equipe Fnatic, que já ganhou 6 finais. Assim como na LCS, a premiação também é de 200 mil dólares.

League of Legends European Championship

League of Legends Champions Korea (LCK)

Tendo a maior equipe de todos os tempos do LoL, esta liga foi considerada por vários anos a mais forte tecnicamente do cenário, possuindo 5 mundiais das 9 edições que ocorreram até hoje. Fundada em 2012 a liga da Coréia do Sul premia seus campeões com nada mais, nada menos que 235 mil dólares, e hoje a equipe com mais títulos, 8 no total, e também tricampeão mundial e bicampeã do MSI é a SK Telecom T1.

League of Legends Pro League (LPL)

Com uma das maiores premiações dos campeonatos regionais, 500 mil dólares, a liga da China é a que tem mais equipes participantes, são 18 equipes que disputam o tão sonhado título. Faturou o mundial de 2018 e 2019, e com isso ganhou grande relevância dentro do cenário, fazendo com que os holofotes estejam sempre sobre eles, pois todos esperam um grande desempenho do time que ganhou a liga chinesa nos campeonatos mundiais. A equipe que mais venceu a LPL é a EDward Gaming.

Mid-Season Invitational (MSI)

É o segundo campeonato mais importante do LoL, ficando atrás apenas do Mundial mencionado acima. Os 13 campeões regionais do primeiro split garantem vaga nesta liga, onde esses times concorrem para a ótima premiação de 1 milhão de dólares. A competição é formada por 3 fases, fase de entrada, fase de grupos e os playoffs, com 2 títulos, a equipe da Coréia do Sul SK Telecom T1 é a maior campeã atualmente.

Mid-Season Invitational

Campeonato Mundial de League of Legends (Worlds)

24 times disputam o maior campeonato de LoL do mundo, essas vagas são distribuídas de acordo com o histórico de desempenho dos últimos anos das equipes que representam seus países.

Atualmente essas vagas são distribuídas da seguinte maneira, 3 para Coréia do Sul, 3 para a China, 3 para a Europa, 3 Para os EUA, 3 para Taiwan, Macau e Hong Kong, 2 para o Vietnã, já o Brasil, Japão, Oceania, Leste Europeu, Sudeste Asiático, Turquia e América Latina ganham 1 vaga cada.

A equipe com mais mundiais é a sul-coreana SK Telecom T1 com 3 títulos. A premiação do torneio atualmente é em média de 2 milhões de dólares, e os vencedores podem também escolher skins especiais para os personagens do jogo, o que é uma baita sacada da Riot Games.

Assim como no MSI, o Mundial também é dividido em 3 etapas, a primeira etapa chamada de fase de entrada reúne as equipes de países que ainda não tem o desempenho tão alto e algumas equipes de ligas nível mais alto, as 4 melhores equipes desta fase vão para a seguinte etapa, a fase de grupos, ali estão as equipes que já se classificaram com antecedência, e essas equipes são consideradas as melhores daquele ano pelo desempenho que obtiveram.

Na fase de grupo são formados 4 grupos com 4 equipes em cada um, eles se enfrentam e vão acumulando pontos, os 2 primeiros colocados de cada grupos avançam para as quartas de finais na modalidade mata-mata, tendo confrontos em MD5, até chegar os 2 melhores times na grande sonhada final.

É apaixonante acompanhar um jogo que você é fã e ver a estrutura e grandeza que ele tem conquistado a um nível mundial, o LoL continua quebrando recordes e alcançando muitos adeptos, seja jogadores novos com muito talento ou novos fãs que acompanham os e-sports por onde quer que ele vá.