IPVA 2018 Tabela, Valor, Consulta

Tabela IPVA 2018

Todos os proprietários de veículos sabem dos custos do veículo que vai além do combustível e manutenção como também as despesas no pagamento do imposto, que pode ter um alto custo no orçamento da família. Mas, a questão é que muitos não têm tempo de irem ao Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) para consultar este imposto. Saiba como é possível fazer a consulta do IPVA 2018 até mesmo sem sair de casa e algumas peculiaridades dele.

ipva

Pagamento IPVA 2018

O imposto que se paga para que possamos trafegar com nossos veículos é o IPVA 2018, sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores que foi criado para substituir imposto anterior chamado de Taxa Rodoviária Única (TRU) que, assim como o IPVA era cobrado anualmente.

Anteriormente, o TRU era cobrado somente para os proprietários de veículos automotores terrestres como automóveis e ciclomotores (motocicletas). O IPVA é mais abrangente e envolve os proprietários de veículos aéreos e fluviais.

O IPVA incide sobre os proprietários dos veículos acima citados mas, tem aqueles que são isentos do pagamento deste imposto que são: veículos terrestres fabricados há mais de 20 anos, taxistas autônomos (aqueles cujo veiculo pertence a uma frota devem pagar o IPVA), veículos de sindicatos dos trabalhadores , entidades assistenciais , consulados e igrejas; máquinas agrícolas, ônibus utilizado para transporte urbano, aeronaves e embarcações fabricadas há mais de 30 anos; e veículos adaptados para portadores de deficiência física, veículos de aluguel e reboque.  Há ainda alguns veículos que podem ter o pagamento isento do IPVA mas vai depender de DETRAN de cada estado. Por isso, se tiver dúvidas, consulte o DETRAN mais próximo, de preferência o DETRAN onde seu veículo foi emplacado.

IPVA 2018 Valor

Quanto ao valor do IPVA 2018 é aplicada uma alíquota que varia de 1% a 6% sobre o valor do veículo, por isso o valor pode variar de acordo com a alíquota que é aplicada em cada estado e o valor do veículo. O pagamento do imposto pode ser feito de forma integral , ou seja, a vista, ou também parcelado e o número de parcelas dependerá do DETRAN de cada estado.

tabela-ipva

O proprietário do veículo recebe em seu endereço um aviso de vencimento do imposto com informações do veículo, datas, valores e as formas de pagamento. As alíquotas vão variar também de acordo com o tipo de veículo: 4,0% para automóveis de passeios e camionetas,até os veículos flex, que pode ser a gasolina ou a diesel, com exceção dos utilitários. 1% para caminhões, caminhões-tratores, e tratores não agrícolas;2% para motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos; 0,5% para carros com energia elétrica; 1,5% para veículos a gás natural veicular (GNV).

IPVA 2018 Tabela

Quanto à tabela de valores e alíquotas empregadas é publicada anualmente pelo governo e nesta lista são apontadas as alíquotas por tipos de veículos e o tipo de combustível usado pelo veículo que vai definir a alíquota. Nesta tabela são divulgados os valores venais dos veículos quer servirão de base para a aplicação da alíquota e o proprietário pode ter uma base de quanto será o IPVA devido.

Mais informações acesse o site do DETRAN de seu estado e fique atento aos valores publicados pelo governo. Ou acesse o site www.ipva.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *